You need Adobe Flash Playerplugin in order to correct visualize this content.
Serviçso Úteis
Actividade (ex: hotel, rent-a-car, restaurante):

Ilha:


Clique no mapa para aumentar

COMO CHEGAR À ILHA DE SANTA MARIA
forma mais usual para chegar a Santa Maria é a utilização do transporte aéreo. A “Sata – Air Açores”, efectua voos diários com partida de S. Miguel com ligação às restantes ilhas dos Açores. Entre Maio e Outubro, pode deslocar-se também em barcos de passageiros. A partir de S. Miguel, (porto de Ponta Delgada), a duração da viagem é de aproximadamente 3 horas.


SITUAÇÃO GEOGRÁFICA
Situada a 28º 08’ Oeste e 37º 43’ Norte, conjuntamente com S. Miguel formam o Grupo Oriental do Arquipélago dos Açores. Dista 102 Km (55 milhas) de S. Miguel. É a ilha que mais a sul e também a mais próxima do continente português. A sua superfície é de aproximadamente 97,5 Km2 (37,6 milhas2), o comprimento máximo é de 18 Km (9,7 milhas) e a largura de 10 Km (5,4 milhas).

DESCOBERTA E POVOAMENTO
Embora sem certeza absoluta, é apontada como tendo sido a primeira ilha a ser descoberta entre 1427 e 1432. O seu povoamento, efectuado por portugueses, oriundos maioritariamente do Algarve, começou na costa norte, mais propriamente, na Praia de Lobos, junto à povoação dos Anjos, local onde posteriormente, Cristovão Colombo desembarcou quando regressou da primeira viagem à América.

TRANSPORTES
Para se deslocar na ilha de “Gonçalo Velho”, pode optar por alugar um automóvel, deslocar-se de táxi, ou em autocarros de transporte público que ligam quase todas as povoações da Ilha.




LOCAIS DE VISITA OBRIGATÓRIA
• O Pico Alto, com cerca de 590 m de altitude, é o ponto mais alto da ilha. Daí podemos ter uma panorâmica de toda a ilha.

• S. Lourenço, estância balnear com praia e piscinas naturais, situada no fundo de uma maravilhosa encosta, onde abundam as vinhas que produzem o afamado vinho de S. Lourenço.

• Maia, pequena povoação situada entre a falésia e o mar, com óptima piscina natural.

• Farol da Maia, além do atractivo que constitui a visita a um farol, este local constitui um excelente miradouro com vista deslumbrante.

• Praia Formosa, magnífica praia de areia clara, com temperatura de água convidativa a um banho relaxante.

• Anjos, povoação à beira mar, pequeno porto de pesca e piscina natural. Visite a capela onde Cristovão Colombo mandou celebrar missa no regresso da sua viagem à América.

• Forte de S. Brás, construção de séc. XVI, com a capela de Nossa Senhora da Conceição, local a merecer a sua visita.

• Museu Etnográfico, com excelentes trabalhos representativos do artesanato local.

COMO CONHECER A ILHA

Itinerário 1
Saindo de Vila do Porto, siga por Pedras de S. Pedro, S. Pedro, Paúl, desça até aos Anjos. Aí existe uma estância balnear bastante agradável, um pequeno porto e uma ermida com grande significado histórico. Regresse, em sentido inverso até Pedras de S. Pedro. Siga por S. Pedro, Ribeira do Engenho, Lagoínhas, Feteira, Santa Bárbara.
Regresse a Vila do Porto, seguindo por Almagreira, Carreira e Pedras de S. Pedro.

Itinerário 2
Saindo de Vila do Porto, siga por Valverde, Almagreira, Brejo. Pare no miradouro, aprecie a bela paisagem, desça até Praia Formosa, estância balnear com extenso areal e águas límpidas. De volta, novamente pela mesma estrada, siga por Almagreira, até ao Pico Alto, local mais alto da ilha, onde pode admirar toda a ilha e avistar a ilha de S. Miguel, se o dia estiver com boa visibilidade. Descendo, passe por Loural, Santo Espírito, Calheta, Ponta do Castelo (Farol) e desça até À Maia (zona balnear). Regresse pela mesma estrada até Calhetas, pare no miradouro sobre a Baía de S. Lourenço e ilhéu Romeiro, desça até S. Lourenço. Regresse a Vila do Porto, passando por Almagreira e Valverde.

DIVERSÃO E CULTURA
O Festival – "Maré de Agosto", engloba diversas actividades culturais. Os concertos musicais que se realizam na Praia Formosa e que contam normalmente com nomes sonantes do meio musical, atraem a Santa Maria milhares de jovens que durante alguns dias se divertem nesta ilha.Festivais de Folclore, Festas das Vindimas e Rallye de Santa Maria, são eventos que animam esta ilha.

FESTAS TRADICIONAIS ASPECTOS ETNOGRÁFICOS
A principal festa de Santa Maria realiza-se em Vila do Porto, no dia 15 de Agosto, em honra da sua padroeira Nossa Senhora da Assunção. As festas do Espírito Santo, que decorrem de Abril a Junho, têm forte tradição. Além do significado religioso com a coroação do imperador e o tradicional cortejo, a componente profana é também extremamente interessante. Grandes panelas de ferro são aquecidas por fogueiras, onde são cozinhadas as tão afamadas sopas do Império, únicas no Arquipélago. Quem quiser pode juntar-se à festa e confraternizar. A refeição é de graça. Se estiver em Santa Maria nesta época, aproveite e fique a conhecer as deliciosas sopas. Baseado nos recursos naturais, barro e lã, o artesanato de Santa Maria tem especial incidência na olaria e tecelagem. Artigos feitos em barro, camisolas de lã, mantas de retalho e panos de linho tecidos em antigos teares apresentam peças de rara beleza. O folclore, com origem em música popular do continente português, nomeadamente Beiras e Alentejo, alterou-se com as condições do meio e adquiriu formas próprias. Existem bons grupos folclóricos que têm efectuado trabalho de pesquisa, conseguindo reproduzir com rigor, quer os trajes, quer as músicas e danças doutros tempos. Recomendamos a visita ao Museu etnográfico de Santo Espírito

MONUMENTOS
Esta ilha possui um grande número de igrejas e outros monumentos, tais como, casas solarengas, fortins e marcos históricos, onde o estilo manuelino e barroco marca presença.

Destacamos:
• Igreja Nossa Senhora da Assunção em Vila do Porto, tendo origem no séc. XV, e reconstruída no Séc. XVI.

• Convento de S. Francisco: construído no Séc. XVII, possui valiosos azulejos daquela época.

• Forte de S. Brás: Construído no Séc. XVI, durante a ocupação filipina, tem no seu interior a Capela de Nossa Senhora da Conceição e um obelisco em homenagem ao Comandanrte Carvalho Araújo.

• Ermida dos Anjos: Talvez o mais antigo templo do Arquipélago, local onde Cristóvão Colombo mandou rezar missa no regresso da América. Local de visita obrigatória.

• Ermida Nossa Senhora de Fátima: Data de 1925, foi a primeira a ser construída depois da Capela das Aparições na Cova de Iria. Para chegar à ermida necessita subir cento e cinquenta degraus, número de contas do rosário.

• Como a de S. Pedro, Santo Espírito e em Almagreira as ruínas do Forte de S. João Baptista.

• Capela do Reconhecimento de Santa Maria Madalena: Construída em 1594, pelo padre Corvelo Resende, que conjuntamente com seus irmãos decidiram instituir nesta vila um Mosteiro da Ordem de Santa Clara, tendo como orago Santa Maria Madalena. Em 1600 foi dita a 1ª missa.

• Outras Igrejas existem, como a de S. Pedro, Santo Espiríto e em Almagreira as ruínas do Forte de S. João Baptista.

PRATOS TÍPICOS / DOÇARIA / VINHOS
As Sopas de Império, caldo de nabos, bolo na panela, caçoila, molho de fígado, sopa e caldeirada de peixe são as especialidades que pode apreciar. Mariscos: cavaco, lagosta, lapas e cracas são iguarias a não perder. Na Doçaria, os biscoitos encanelados, biscoitos de orelha, biscoitos brancos, biscoitos de aguardente e cavacos são alguns dos doces que deve experimentar. Proveniente das vinhas da encosta de S. Lourenço, o vinho de cheiro desta localidade, tem fama em toda a região. O vinho abafado, o vinho abafadinho, o licor de amora e de leite e a aguardente, produzidos de forma artesanal, são óptimos digestivos.

PESCA DESPORTIVA E PASSEIOS NÁUTICOS
Toda a costa de Santa Maria é riquíssima em espécies píscicolas. O pescador á linha pode deliciar-se, capturando sargos, vejas, pargos, garoupas, bodiões, cavalas (pesca à bóia ou ao fundo), anchovas, bicudas, serras, (ao corrico ou com isco vivo). Existem óptimos pesqueiros ao longo de toda a costa. Também pode pescar de barco. Existem três empresas a que poderá recorrer, podendo efectuar óptimas capturas quer ao corrico, quer de fundo, e capturar anchovas, bicudas, serras, atuns, espadarte, espadim azul, pargos, gorazes, chernes, etc. Na Baía de S. Lourenço existe equipamento náutico ao dispor do visitante.

CAÇA SUBMARINA
Para o caçador submarino, o mar de Santa Maria é um verdadeiro paraíso. As espécies são em grande número com significativa abundância. Destacamos as seguintes: lírios, anchovas, bicudas e vejas. Informe-se junto das autoridades marítimas sobre a legislação que regulamenta a caça submarina.

MERGULHO
A abundância da vida submarina proporciona ao amante deste desporto, momentos que dificilmente esquecerá. Os ilhéus da Vila, das Lagoinhas e de S. Lourenço, assim como a Gruta dos encharéus e a Baía de Tagarete são locais de beleza impar, os ilhéus das Formigas são únicos na riqueza da fauna subaquática. Pode obter apoio junto do Clube Naval de Santa Maria. Pode obter apoio junto de uma empresa especializada nesta actividade que consta do nosso Guia, no sector reservado aos Serviços.

PARAPENTE
Santa Maria oferece condições excepcionais para a prática e aprendizagemde Parapente. As baías da Praia Formosa, São Lourenço, Anjos e Maia são lugares priviligiados para a prática da modalidade. Também pode optar por um baptismo de vôo em bilugar. Obtenha informação pormenorizada na AJISM (Associação Juvenil da Ilha de Santa Maria).

ESTÂNCIAS BALNEARES
Praia Formosa e praia de S. Lourenço, praias de areia clara, Maia e Anjos (piscina naturais), são os locais mais indicados para um bom banho em água salgada.

PASSEIOS A PÉ
É uma ilha que não coloca grandes problemas aos apreciadores desta actividade, devido ao facto do relevo não ser muito acentuado. Pode obter informação pormenorizada, em guias da especialidade. não existem animais pselvagens perigosos nem cobras.

Webdevelopment Via Oceânica, Lda.